VERÃO E MANCHAS ??   Leave a comment

Cuide de sua pele neste verão...

Como estamos na época mais ensolarada, onde todos saem a procura de sol e água, deixo aqui algumas considerações que devem devem ser feitas antes de ir pra praia ou piscina!

Claro que devemos nos divertir, mas isso deve ser feito com moderação e prevenção dos danos causados pelo acumulo dos raios UVB em nossa pele.

Atualmente a pele bronzeada ocupa seu status de beleza… vaidade que se torna um  vilão, pois temos vários artigos e trabalhos científicos que comprovam a incidência de câncer de pele entre os brasileiros, numero que cresce significativamente.

O melhor horário para se expor ao sol é entre 8 e 10h da manhã e após as 16h da tarde. Além do horário, o filtro solar é indispensável, devendo ser usado até mesmo nos dias nublados, pois mesmo nestes, os raios solares podem ainda causar certos males.

A exposição incorreta ao sol acarreta o surgimento de manchas  escuras (melanoses). Elas ocorrem devido ao efeito cumulativo e crônico da radiação UV e aparecem mais em áreas como face e mãos, que são regiões muito expostas. Ainda quando a pele é exposta cronicamente ao sol, torna-se áspera, espessa, amarelada, seca e com pigmentações acastanhadas e esbranquiçadas.

A pele morena está entre as mais sujeitas ao aparecimento delas. As peles brancas possuem mais sardas e pintinhas que podem escurecer ou aumentar devido à exposição solar, porém não escapam das manchas marrons. O sol é perigoso porque tem efeito cumulativo, então conforme o acúmulo de radiação UVB na pele tem um momento em que ela protesta: Aí pronto! Aparecem as manchas, explica a famosa dermatologista Lígia Kogos

Tipos de manchas

As manchas na pele são um tormento para homens e mulheres que buscam uma aparência saudável e jovem.

Temos vários tipos de manchas, caracterizados de acordo com suas características e sintomas,ressaltamos aqui a importancia em detectar e descartar doenças de pele, como micoses, hanseníase, cancer de pele e outras que possuem para cada caso seu diagnostico diferencial. Temos manifestações de mudança hormonal, como os cloasmas gravídicos, que surgem geralmente na face durante o periódo gestacional, as sardas que podem ser escuras ou claras e aparecem no pescoço, rosto, costas, cólo e pernas de crianças, adolescente e principalmente nos adultos, que acumularam os efeitos da luz na pele.

A marca de uma espinha, as sardas e os cloasmas de gravidez são as mais comuns e podem ser prevenidas e apagadas.

Como todo tratamento, se começar logo nos primeiros sintomas, as chances de sucesso são imensas. Se forem prevenidas com protetor solar diário então, uma pele lisa e aveludada é garantida.

As manchas são uma variação de cor na pele – quantidade de melanina – e podem aparecer marrons, brancas ou vermelhas e variar sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa.

Picadas de insetos, queimaduras leves e arranhões costumam deixar a pele manchada. A princípio as lesões são cor de vinho, rosadas, mas depois podem se tornar castanhas, já que o organismo “deposita” melanina nos locais onde houve uma inflamação, particularmente nas pessoas de pele morena ou dourada, as mesmas que pegam bronzeado com facilidade.

A acne também deixa manchas avermelhadas escuras, por longo tempo após as espinhas terem desaparecido, fazendo com que cada espinha nova que apareça cause aborrecimento por muitos meses.

O envelhecimento cronológico pode fazer com que se tenha mais vulnerabilidade a pintas e manchas localizadas, pois o organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, a pele perde parte da capacidade de se defender do sol, além do fato da radiação ser cumulativa ter sido guardada na memória da célula durante as décadas de vida ( KOGOS,2009).
As famosas melanoses actínicas nas mãos, sardas brancas em pernas e antebraços, avermelhamento na lateral do pescoço (chamada poiquilodermia) e as lesões pré-cancerosas, ásperas como as queratoses actínicas são exemplos dos efeitos causados na pele ao longo dos anos e que podem ser amenizados com o uso do protetor solar.

Durante a gravidez as mulheres estão mais suscetíveis às manchas por causa da variação hormonal e da predisposição genética.
Os cloasmas são manchas difíceis de serem eliminadas e o grande segredo é a prevenção, ou seja, fugir do sol durante a gestação para evitar a formação de manchas ao redor dos lábios e nas bochechas (geralmente ganham forma de asa de borboleta).
Mulheres que usam anticoncepcionais ou fazem tratamentos com hormônios também são alvos dos cloasmas.

Os tratamentos para as manchas têm em sua maioria o principio de descamação das camadas superficiais da pele, pois eliminam as células mortas e abrem espaço para uma nova camada de derme, livre das manchas. Além disso, elimina as rugas finas e rejuvenesce a cútis.

            Entre os procedimentos mais usados para retirada de manchas, está o uso de clareadores e peelings (superficiais, médios ou profundos.) portanto você deve vir para uma avaliação, e para indicarmos o tratamento adequado para seu tipo de pele, contando que a analise de pele não tem custos. O certo é que não dá pra deixar de seguir os cuidados necessários para uma exposição solar sem maiores conseqüências!!

publicado em janeiro 21, 2010 por lidianycosta

Deixe um comentário